Agências de Turismo
Guias de Turismo
Hotéis e Pousadas
Cama e Café
Casa para Temporada
Chapada Empregos
Chapada Cursos
Gastronomia
Bares
Imóveis
Camping e Hostel
Pintura e Artesanato
Transporte e Transfer
Serviços Locais
Bem Estar
Farmácias e Drogarias


Pontos Turísticos
Tô no Portal
Outros Destinos

Como Chegar
Fotos da Cidade
Sala de Memória
Misticismo
Curiosidades
Chapada Eventos
Igreja de Sant'Ana
História
Videos
Telefones Úteis
Informações

Festa de Sant'Ana
Dança do Siriri
Receitas Regionais
Estudos Científicos

Jogos Online
Dê a sua Opinião!
Screensaver
Wallpapers
Desenhos Para Pintar

Anuncie
Fale Conosco





 


Chapada já foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 269 mil km². O município de Chapada dos Guimarães deu origem a municípios como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outras. Possui vários pontos turísticos como, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a uma natureza típica de cerrado, vegetação predominante na cidade

Igreja de Santana do Sacramento, construída por escravos em 1779, em estilo barroco, possui o altar pintado a ouro ainda conservado. Uma das igrejas mais antigas de Mato Grosso, com uma aparência clássica por fora, pois as duas torres, símbolo do barroco, ruíram ainda no século XVIII, logo depois da construção. É no interior que está grande riqueza do monumento barroco, é adornado com retábulos ornamentados com todos atributos do barroco, carinhas de anjos, folhinhas e flôres entalhados na madeira com policromia e aplicações douradas. É um barroco primitivo, pois foi feito com ajuda de índios aprendizes. As imagens também são encantadoras, Santana do Sacramento é a Padroeira
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado entre o Atlântico e o Pacífico onde se encontra o centro geodésico da América do Sul. Sua paisagem é caracterizada por gigantescas esculturas de pedra, um céu multicolorido e um corredor eletromagnético, o qual atrai muitas pessoas sensitivas, por reunir forças eletromagnéticas, além de ser um antigo pasto de dinossauros há 64 milhões de anos.Possui 46 sítios arqueológicos catalogados em seus 33 mil hectares de área onde estão gravadas inscrições rupestres e pinturas feitas por antepassados. O parque é considerado um verdadeiro museu a céu aberto, onde foram encontrados ossos de dinossauros do período Jurássico, fósseis de inúmeros outros animais e conchas, entre outras preciosidades.

Há ocorrência de sítios arqueológicos e históricos de importância para a humanidade em conhecer um pouco sobre a vida de seus antepassados. Dentre estes atributos destacam-se: abrigos sob-rocha e oficinas líticas, com pinturas e gravações rupestres. Encontra-se sobre uma das antigas placas tectônicas do planeta além de possuir gigantescas montanhas de arenito.


Sua vegetação é o Cerrado, com árvores contorcidas e uma grande variedade de espécies de flores perfumadas. Também é considerada uma farmácia a céu aberto, por possuir centenas de ervas medicinais, todas ameaçadas de extinção. Além disso, encontram-se também algumas espécies, mais características do Cerrado como o pau-santo; o campo sujo - caracterizado pelo murici - o campo cerrado - marcado pelas gramíneas e o campo cerrado rupestre - ambiente de diferentes orquídeas e bromélias.A fauna tem como representantes principais os cágados e o jacaré-coroa, além do lobo-guará, veado-campeiro, gato-palheiro, tamanduá-bandeira e tatu canastra (ameaçado de extinção), dentre outros. Clima: De maio a setembro há sol o dia inteiro e as trilhas tornam-se completamente acessíveis. Entre dezembro e abril chove muito na região e as trilhas ficam muito perigosas.



(Fonte: Ecoviagem)







Receba novidades
no seu e-mail

Cadastre-se Já!!

Nome: E-mail:





Todos os direitos reservados ao Portal Chapada MT - Política de privacidade
Desenvolvido por: Wagner Augusto