Agências de Turismo
Guias de Turismo
Hotéis e Pousadas
Cama e Café
Casa para Temporada
Chapada Empregos
Chapada Cursos
Gastronomia
Bares
Imóveis
Camping e Hostel
Pintura e Artesanato
Transporte e Transfer
Serviços Locais
Bem Estar
Farmácias e Drogarias


Pontos Turísticos
Tô no Portal
Outros Destinos

Como Chegar
Fotos da Cidade
Sala de Memória
Misticismo
Curiosidades
Chapada Eventos
Igreja de Sant'Ana
História
Videos
Telefones Úteis
Informações

Festa de Sant'Ana
Dança do Siriri
Receitas Regionais
Estudos Científicos

Jogos Online
Dê a sua Opinião!
Screensaver
Wallpapers
Desenhos Para Pintar

Anuncie
Fale Conosco





 


Aconteceu nos dias 25 e 26 de julho de 2012, em Chapada dos Guimarães a festa da padroeira Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus.

Desde meados de junho as várias equipes se organizaram para preparar as celebrações, a visita da bandeira de Santa Ana nas comunidades, nas famílias e as novenas com participação intensa da comunidade.

As celebrações mais específicas aconteceram no dia 24 de julho com o encerramento das novenas e missa presidida por dom Vital Chitolina, bispo de Diamantino e Presidente do Regional Oeste 02. No dia 25 de julho, dia de São Tiago e dia do motorista e memória de São Cristóvão, Dom Juventino kestering presidiu a eucaristia. Salientou, na homilia a importância do dia do motorista, do agricultor e invocou a bênção sobre os alimentos e as chaves dos veículos.

No dia 26 de julho, dia de Santa Ana e São Joaquim as atividades iniciaram às 5:40 horas com a celebração da missa. Das 6:00 às 8:00horas foi servido o tradicional “chá com bolo” com distribuição gratuita de um café e bolachas para toda população.

Às 8:30 horas iniciou-se a tradicional procissão com a imagem de Santa Ana. Todos acompanharam com devoção, fé, orações, cantos e banda musical. Após a procissão, dom Juventino Kestering presidiu a eucaristia concelebrada por Dom Giovane Pereira Melo, bispo de Tocantinópolis, Pe. Emersom, o pároco e Pe. Odilo, vigário paroquial, bem como a presença dos diáconos Thiago Silveira e Cristóvão da Paixão. Na homilia dom Juventino ressaltou a importância de Santa Ana e São Joaquim na vida da comunidade eclesial. “Santa Ana é mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Daí pode-se imaginar Santa Ana como educadora de sua filha Maria que foi escolhida para ser a mãe de Jesus”, ressaltou Dom Juventino.

Pe. Emerson Pereira Vieira, pároco e Pe. Odilo manifestaram sua alegria em participar pela primeira vez desta festa e perceberam a importância que ela tem na vida dos cristãos de Chapada dos Guimarães

Breve história de Chapada dos Guimarães: Desde 1727 tem-se notícia de moradores na região de Chapada dos Guimarães. Em 1749, Frei Antonio do Extremo pregou missões nessa região. Em 1751 o Padre jesuíta Estevão de Castro fundou em Chapada dos Guimarães, sob a proteção de Santa Ana, uma aldeia, denominada “Aldeia Velha”. Em 1779, ainda aos cuidados dos jesuítas foi inaugurada a atual Igreja de Chapada dos Guimarães. Aos 22 de janeiro de 1939 a paróquia de Santa Ana foi entregue aos cuidados dos padres Franciscanos da Província de Santa Isabel da Turíngia.

A Prelazia de Chapada dos Guimarães foi criada a 13 de Julho de 1940, pela Bula “Nullius Quo Christi Fidelibus” do Papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese de Cuiabá, da Diocese de Corumbá e da então Prelazia de Registro do Araguaia, hoje Diocese de Guiratinga. Foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Frades Menores. Aos 26 de outubro de 1941, Frei Vunibaldo Talleur tomou posse como Administrador Apostólico da Igreja Prelatícia de Sant’Ana de Chapada, cargo que assumiu até o ano de 1947. Em 1948, Frei Vuniblado Talleur foi nomeado bispo. Assim, de 1948 a 1961, Dom Vunibaldo Talleur esteve à frente da Prelazia como 1° Bispo Prelado da Prelazia de Chapada dos Guimarães.

A 25 de novembro de 1961, por decreto da Sagrada Congregação Consistorial, a sede foi transferida para a cidade de Rondonópolis, passando a denominar-se Prelazia de Rondonópolis. 1º Bispo Prelado de Rondonópolis: Dom Vunibaldo Talleur OFM (1961 – 1970) 2º Bispo Prelado: Dom Osório Wilibaldo Stoffel – OFM (1971 – 1986)

A 15 de fevereiro de 1986, pela Bula “Laetantes Omnio” do Papa João Paulo II decreta a passagem de Prelazia à condição de Diocese. E no dia 13 de julho de 1986 aconteceu a solene celebração de ação de graças pela passagem de Prelazia para Diocese. 1º Bispo Diocesano: Dom Osório Wilibaldo Stoffel – OFM (1986 – 1997). 2º Bispo Diocesano: Dom Juventino Kestering – assumiu como bispo diocesano aos 22 de março de 1998.

Quadrilha de Sant'Ana no Baile das cuzinheiras, Festa de Sant'Ana 26/07/2012

Veja a Programação que foi realizada em 2012

Fonte:
www.diocesederondonopolis.org.br/2012/?p=7329







Receba novidades
no seu e-mail

Cadastre-se Já!!

Nome: E-mail:





Todos os direitos reservados ao Portal Chapada MT - Política de privacidade
Desenvolvido por: Wagner Augusto