Fonte Igtiba da Água Mineral Sapoti

-- Com passeio de 1 hora, localizada no Sítio das Águas, lugar único e de natureza intocada no entorno da Unidade de Conservação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, destaca-se pela abundância hídrica, onde se encontra a fonte da empresa Água Mineral Sapoti. Do tupi-guarani, o nome Sapoti significa aquele que vive na mata. Cercada por um santuário ecológico e integrada ao meio ambiente, podemos desfrutar de uma água deliciosa antes de começar a trilha até a fonte de onde é captada a água Sapoti, chamada de fonte Igtiba, de onde faz jus ao nome Ig = água Tiba = abundante.
-- Distante 38 metros (em desnível) da indústria, a Fonte Igtiba encontra-se em uma furna protegida por uma mata de galeria, numa região considerada de Ecótono, ou seja, uma área de transição, onde são encontradas a flora e a fauna pertencentes a ecossistemas que compreendem diferentes nichos ecológicos. Nessa mata é possível encontrar árvores com liquens (musgos), bioindicadores da excelente qualidade ambiental do local, além de vários espécimes de flores e borboletas.
-- Uma estrutura especial foi construída para servir de caminho entre a indústria e a Fonte Igtiba com 220 degraus, respeitando os desníveis característicos do terreno, assim como o meio ambiente e as espécies que lá habitam. Os visitantes e colaboradores podem apreciar essa preocupação nos menores detalhes, a exemplo da horta orgânica, que abastece a cozinha para o preparo das refeições servidas. E onde o visitante pode até ganhar uma muda de hortaliça, um incentivo para todos terem em suas casas uma pequena horta para consumo próprio.
-- Chegando na fonte, podemos observar toda a mata sentados em uma pequena "praça", lugar de muita paz e sossego.
-- Ao voltarmos podemos conhecer também todo o processo da empresa de captação e higienização dos galões até o envase e o lacre dos garrafões.
-- Então que tal conheçer a Fonte Igtiba da empresa Água Mineral Sapoti e encher suas garrafinhas para ir ao passeio do circuito das cavernas? Pois a Sapoti fica na mesma rodovia que liga Chapada a Campo Verde no km 18,8 e com a agua da fonte Igtiba você fica mais preparado e hidratado para começar bem o seu dia.

 

Endereço: Rodovia Emanuel Pinheiro, MT 251, Km 18,8, Sítio das Águas, Zona Rural, Chapada dos Guimarães - MT.
Distância entre o centro da chapada a sede da caverna, 19 Km
Valor da Entrada: R$10,00 por pessoa.
Horario de visita: Segunda à Sexta 08:00 às 16:00 e Sábado e Domingo somente com reserva.
Fone para reserva: (65) 3621-5009 / (65) 9 9811-5372
Mapa de Como Chegar: Clique Aqui!