Trilha Histórica do Matão

Muito utilizada para observação de aves, a trilha passa por área de floresta semidecidual, zona de transição e cerrado, proporcionando uma caminhada agradável e oportunidades de contemplação da natureza. A trilha acaba em uma área pertencente à Aeronáutica e o retorno deve ser feito pelo mesmo caminho.
É uma trilha histórica, pois antigos tropeiros e moradores da baixada cuiabana passava-se na trilha para se chegar na cidade de Chapada dos Guimarães, é uma trilha que ligava com a antiga trilha tope de fita (uma trilha que vem de Cuiabá), muito antes quando não tinha rodovia, por isso hoje é uma trilha história e pública tombada por um órgão Estadual pela Secretaria de Cultura.
Uma caminhada de 14 km, 7 para ir e 7 para voltar, são 80% dentro da mata e 20% em céu aberto de muito sol (fig06 e 07), por isso é bom ir preparado. Passa-se dentro da terra de propriedade da Fundação Buriti onde existem placas de identificação e demarcações (fig05). Quando termina a trilha dentro da mata, antes de ir a céu aberto existe uma nascente (fig04) onde dá pra abastecer e beber uma água fresquinha e mineral antes de começar a volta.


Endereço:
Indo em direção ao horto florestal da cidade, haverá placas indicativas para trilha do matão.
Distância entre o centro da Chapada ao entrada da trilha 5 km
Valor da Entrada: Gratuita
Horário de visita: Todos os dias
Mapa de Como Chegar: Clique Aqui!